Forum do 8° Ano C
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada


Resumo(1) PA de Ciencias

Ir para baixo

Resumo(1) PA de Ciencias Empty Resumo(1) PA de Ciencias

Mensagem  Coronel Nascimento Sex 12 Ago 2011 - 16:29

Resumo que o felipe fez !





Resumo para a P.A DE Ciências
Conteúdo da prova abrangente: Histologia (tecidos). Sistema locomotor. Partes dos ossos. Fraturas. Diabetes. Sistema digestório. Glândulas anexas. Mecanismo da entrada da glicose na célula. Nutrientes. Síntese proteica. Sistema respiratório. Respiração celular, respiração pulmonar. Sistema circulatório

Histologia
O organismo é formado por células de diferentes formatos e funções , essas que em conjunto formam um tecido. No nosso corpo existem 4 tipos de tecido:
TECIDO EPITELIAL
Tecido de revestimento interno e externo, encontrado na boca , nos órgãos e na pele. Tem a função de proteção e de evitar a perda d’água. Produz suor e pelos.
Epiderme-
É o tecido epitelial
Acima da camada de células existe a queratina, uma proteína responsável por evitar a perda d’água, além de proteção. E a baixo temos a lâmina basal que é rica em colágeno e faz com que não haja contato entre o tecido conjuntivo e o tecido epitelial. Quando a lâmina basal é perfurada o tecido conjuntivo entra em contato com as células formando uma base roxa, chamada hematoma. Porém, quando além da lâmina basal a parte superior também é perfura ocorre o sangramento.
Tecido Muscular
Células alongadas que se contraem, baseado em 3 tipos:
Musculo Estriado esquelético-
Rico em fibras, com contração rápida e voluntaria e aumenta de tamanho.

Músculo Estriado Cardíaco-
Fibras é o musculo do coração e tem a contração rápida e involuntária.
Musculo liso-
Sem estrias, contração lenta e involuntária. Exe. de órgãos como Bexiga, intestino e estomago possuem.
Tecido Nervoso-
Rede de comunicação, formado por neurônios que conduzem os estímulos nervosos.
O encéfalo manda um estimulo nervoso para determinado músculo ou órgão, para esse estimulo chegar ele passa pelos neurônios. A informação chega aos neurônios a partir dos dendritos que a passam para os axônios que as conectam ao musculo ou a outro neurônio.
Tecido Conjuntivo – não caí
SISTEMA LOCOMOTOR-
Composto por músculo e ossos ligados por tendões. Esse trabalho em pares em movimentos antagônicos, quando um contrai o outro estende.
Partes de um osso
Periósteo- Camada do tecido nervoso por onde os estímulos nervosos são liberados ou adquiridos.
Diáfise- Parte maior do osso, onde são produzidas as células do sangue, medula óssea vermelha.
Epífise- extremidades do osso, onde é concentrado o cálcio, portanto onde o crescimento do osso é concentrado.
Fraturas
Calo ósseo- Quando há uma fratura no osso, o organismo trata de regenerar a parte do osso quebrada, portanto esse maior envio faz com que o osso se junte a partir de um calo até o osso estar regenerado.
Lesão por esforço físico- Lesão devido à utilização constante de um osso, principalmente em esportistas.
Lesão na Epífise- Quando há uma fratura na extremidade do osso, existe um grande risco, porque é nesse local onde o cálcio está concentrado e com o rompimento faz com que o cálcio se concentre em regenerar essa parte e acaba não desenvolvendo o osso, fazendo com que as pernas cresçam desigualmente.
Poli fratura- Quando o osso é quebrado em várias partes, tem que fazer uma cirurgia para colocar uma chapa de metal e fixar apara o organismo regenerar.
Fratura exposta- Osso quebrado e deslocado.
Existe o liquido sinovial que serve como lubrificante.
Mecanismo da entrada da glicose na célula
A glicose entra no corpo a partir da alimentação de carboidratos, que passam pelo sistema digestório e são liberados na corrente sanguínea a partir das vilosidades do intestino delgado. A glicose vai pela corrente sanguínea para as células, porem só consegue entrar na membrana plasmática da célula com o auxilio da insulina.
Diabetes-
Diabetes é uma doença causada pela alta concentração de glicose na corrente sanguínea. Existes dois tipos dessa doença, o tipo 1 é baseado em um problema no produção de insulina no pâncreas e não tem reversão conhecida, porém há tratamento feito a partir de injeções, porque se fosse na forma oral faria com que se tornassem moléculas mais simples perdendo seu efeito.
Também existe o tipo 2, esse ocorre devido à alimentação de muito açúcar fazendo com que o nível de insulina produzido pelo pâncreas não seja proporcional à glicose. Porém há reversão baseada em uma boa vida alimentar.
Em ambos os tipos pode haver problemas circulatórios devido a alta concentração de glicose no sangue.
Mecanismo de retirada de energia
O nosso corpo retira a energia de vários locais, os mais comuns são a glicose da corrente sanguínea e o glicogênio a reserva no fígado. Porém no caso dessas duas acabarem também existe os lipídios do tecido adiposos, as proteínas do muscular e os neurônios do nervoso. Porém se esse forem usados haverá grandes danos ao corpo devido a isso ser o que faz seu corpo se mover, podendo levar à morte.
Tecido Adiposo- O tecido adiposo é um tecido conjuntivo, formado por uma alta concentração de lipídios ( gordura), este serve tanto para isolante térmico, quanto para reserva energética. Porém esse tecido é formado por gordura portanto em excesso pode ser prejudicial e depois de formado pode demorar anos para ser diminuído ao normal.
A recomendação para evitar o aumento desse tecido é fazer pelo menos duas vezes na semana um exercício físico que dure mais de 40 minutos e ter uma boa alimentação.


Nutrição
Todos os processos que envolvem a transformação dos alimentos em nosso organismo, a obtenção de energia, a movimentação e a temperatura do corpo.
Além de água os alimentos, podem ter vitaminas, proteínas, carboidratos e lipídios.
Ciclo- Primeiro nos alimentamos de alimentos ricos em nutriente, durante a ingestão ocorrem processos que quebram os alimentos e os deixam mais simples para facilitar a digestão e depois esses podem ser usadas para energia ou para outras funções.

Carboidratos
Quando ingerimos um alimento rico em amido, enquanto está na boca, o movimento de trituração faz com que a língua produza a saliva que tem a enzima amilase e faz com que esse amido seja simplificado e transformado em glicose.

Lipídios
Moléculas de gordura que no processo de digestão são simplificadas pela ação de enzimas, Lipases, e são transformados em ácidos graxos e glicerol.

Proteínas e síntese proteica
Quando nos alimentados de alimentos ricos em proteínas, no processo de digestão a ação das enzimas Proteases faz com que virem moléculas de aminoácidos. Então a síntese proteica “arruma” esses aminoácidos de acordo com que é melhor para o organismo, no caso a constituição de músculos.

Sistema Digestório
Ao ingerirmos um alimento, na boca começa o processo de digestão. Começa com a trituração dos dentes que mudam a composição física do alimento, além de movimentar a boca fazendo com que a língua produza a saliva que é rica em Amilase, uma enzima importante para a simplificação de carboidratos. O alimento então vai para a faringe onde existe um muco que ajuda na passagem do bolo alimentar e no sistema respiratório impede a passagem de poeira. Então com o auxílio de contração musculares, denominadas de movimentos peristacticos o bolo alimentar é conduzido para o estômago pelo esôfago. No estômago o suco gástrico que é formado por ácido clorídrico começa a agir e torna o ph muito ácido o que permite a ação de enzimas como a Protease, importante na digestão de proteínas e de Lípases, importante na digestão de Lípidios.
O bolo alimentar segue para o intestino delgado, onde continua a digestão do que ainda não foi digerido e a partir de mais movimentos peristaticos o bolo continua andando, porém muito ácido, até que com o suco pancreático que é rico em bicarbonato de sódio neutraliza o ph e ajuda na digestão a partir de enzimas. Além do pâncreas, o fígado também participa liberando a bile , um material rico em sais minerais que diminui os lipídios, emulsificando as gorduras. O intestino Delgado então começa a exercer sua função da absorção de glicose e nutrientes a partir das vilosidades com vasos sanguíneos que levam para a corrente sanguínea o que é útil.
O que sobrou vai para o intestino grosso onde tem grande parte da água absorvida e bactérias se alimentam do que não foi digerido, produzindo a vitamina K. O conjunto do que não foi digerido é encaminhado para o final do intestino grosso onde vai passar pelo reto e ser expelido pelo ânus.

Glândulas anexas da digestão
Pâncreas Fígado
Lado esquerdo Direito
Produz o suco pancreático Bile emulsifica as gorduras
Produz o hormônio da insulina Glicogênio, reserva energetica
Glândula mista

Sistema Respiratório e Circulatório
Na respiração, quando inspiramos nosso diafragma se contraí, deslocando-se para baixa, aumentando o volume dos pulmões e diminuindo a pressão liberando a entrado ar. Porém para isso acontecer é necessário que o ar passe pelo nariz, laringe, faringe e traqueia que tem a função de evitar que o ar chegue aos pulmões com poeira, por isso tem vasos capilares e muco. Então o ar passa para os brônquios, bronquíolos e finalmente os alvéolos. Esse ar chega rico em O2 e pobre em Co2. O O2 é liberado na corrente sanguínea que está com Co2 e o Co2 entra nos alvéolos. Esse sangue arterial, rico em O2, vai para o coração a partir da veia pulmonar e chega ao átrio esquerdo onde passa para o ventrículo esquerdo de onde bombeia o sangue para os tecidos do corpo pela artéria aorta. Nesse tecidos, conjuntos de células, ocorre a respiração celular que é baseada em que o O2 que entra na célula pela difusão sendo trocado pelo Co2 ,mais a glicose que veio dos alimentos ricos em carboidratos que foram simplificados para glicose e liberados na corrente sanguínea e só conseguiram entrar nas células com o auxílio da insulina, produzida pelo pâncreas. Dentro da célula, na mitocôndria, ocorre a reação química, troca gasosa, e resulta em Co2+ energia + H2O que vão para a corrente sanguínea pela difusão.
Esse sangue venoso, rico em CO2 vai para o coração pela veia cava até chegar ao átrio direito e depois bombeado do ventrículo direito para os pulmões pela artéria pulmonar. Esse sangue entra nos alvéolos por difusão e lá ocorre à troca gasosa, hematose. Então os músculos das costelas retravam, o volume da caixa torácica diminui e a pressão aumenta expirando o ar rico em Co2. E o sangue, junto com o da nova inspiração volta a fazer o mesmo trajeto.

Diástole é o relaxamento dos músculos cardíacos, sístole é a contração.
Pequena Circulação ou circulação pulmonar
Começa no ventrículo direito onde o sangue rico em Co2 é bombeado para os pulmões, pela artéria pulmonar, onde os alvéolos fazem a troca gasosa e o sangue rico em O2 Segue pela veia pulmonar para o átrio esquerdo.
Grande Circulação ou Circulação sistêmica
Começa no ventrículo esquerdo que vai para os tecidos do corpo pela artéria aorta, nos tecidos, dentro das células, na mitocôndria acontece a troca gasosa e o sangue venoso vai para o átrio direito.

Coronel Nascimento
Coronel Nascimento
B.O.P.E
B.O.P.E

Mensagens : 62
Pontos : 115
Reputação : 0
Data de inscrição : 08/08/2011

https://forumdo8anoc.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos